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Chegou a hora da colaboração dentro das organizações
8 de outubro de 2019A construção de uma cultura organizacional que favoreça a colaboração entre todos os funcionários e gestores pode ser o grande diferencial que permite a uma empresa crescer e atingir novos patamares. Todos os mercados são mais competitivos, o acesso às informações e conhecimento é cada vez menos restrito e componentes como estes são cada vez mais essenciais.
Benefícios da colaboração dentro de uma organização
A união das forças de diferentes profissionais, que atuam em diferentes departamentos e têm tarefas distintas dentro da organização ajuda a entender de forma mais ampla quais são os verdadeiros objetivos do negócio e quais os esforços individuais e em conjunto que devem ser promovidos pelos membros da empresa.
A ajuda, a troca de conhecimento e a colaboração entre os profissionais acelera e leva mais eficiência ao planejamento estratégico, promove ações mais assertivas – que consideram os resultados a serem atingidos em um nível macro – e criam um ambiente de trabalho mais saudável e convidativo aos profissionais.
Todos aqueles que colaboram tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as atividades de cada colega, mesmo que de forma superficial, e isso ajuda a construir uma empatia maior entre todos e aumentar a responsabilidade individual de cada pessoa, que entende o quanto seu trabalho influencia no todo.
Dessa forma, organizações que investem e incentivam a colaboração entre seus integrantes têm funcionários mais responsáveis, preparados para lidar com diferentes situações e satisfeitos com o ambiente em que trabalham e com os resultados que são atingidos. Isso influencia diretamente na retenção de talentos. Colaboradores que se veem como parte de um todo e se sentem valorizados por poder colaborar com o crescimento do negócio, são colaboradores mais satisfeitos e realizados.
Promovendo um ambiente de colaboração
Criar um ambiente propício à colaboração começa pela promoção da comunicação entre os diferentes departamentos e profissionais que integram o todo. É importante realizar eventos internos que ajudem a mudar a mentalidade de cada funcionário e gestor, mostrando o quão importante cada pessoa é para os objetivos do negócio e destacando o valor que pode ser conquistado quando todos trabalham juntos para atingir estes objetivos.
Além de comunicar isso aos colaboradores e oferecer ferramentas para que eles também consigam integrar informações e conhecimento no dia a dia, também é importante diminuir ou até eliminar as barreiras entre os espaços de trabalho da organização. Derrubando barreiras físicas, você permite que os colaboradores convivam uns com os outros e criem relacionamentos, o que incentiva a cooperação e a construção de um ambiente de trabalho mais agradável para todos. A colaboração é parte de uma mentalidade, da instituição de uma cultura organizacional na empresa que oferece valor para o negócio e para cada um dos envolvidos.
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