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Inteligência emocional e sua influência positiva em ambientes corporativos
24 de julho de 2018Apesar de ser muitas vezes deixada em segundo plano, a inteligência emocional tem muito valor em ambientes corporativos. Ter a sensibilidade para se relacionar com seus pares e saber lidar com situações desconfortáveis pode ser um fator decisivo na carreira de qualquer profissional.
Todas as pessoas têm medos, inseguranças, insatisfações e ansiedades, mas o que faz com que alguém conquiste uma trajetória de sucesso não é a eliminação destes fatores, mas a capacidade de administrá-los e impedir que eles interfiram negativamente no julgamento profissional. Isso é o que caracterizamos como inteligência emocional.
Veja como superar barreiras emocionais e conquistar melhores resultados no trabalho e na vida trabalhando sua inteligência emocional.
Autoconhecimento
Uma grande arma da inteligência emocional é o autoconhecimento. Conhecendo seus próprios pontos fortes e limitações, é possível identificar quais as razões de suas inseguranças. Uma pessoa insegura tende a ficar na defensiva e pensar que as atitudes de outras pessoas são destrutivas, quando na verdade são construtivas.
Conhecendo suas limitações é muito mais fácil se abrir a sugestões e criar um relacionamento de confiança com outras pessoas. Como consequência, seus pares também terão respeito e confiança em você, podendo contar com seus pontos fortes e colaborar melhor para o bem da organização.
Controle e eficiência
Controlar seus sentimentos e manter-se calmo e focado mesmo nos momentos de pressão, esta é uma característica de inteligência emocional que permite óbvias vantagens em ambientes corporativos.Como você se sente com relação a algo ou alguém não deve mudar a forma como você encara as tarefas e desafios que possam surgir.
Ao receber uma informação conflitante, uma demanda inesperada ou ter que lidar com as consequências de um erro de outro profissional, não deixe que sua ansiedade, nervosismo ou até raiva tome conta. Ter inteligência emocional é parar, absorver as informações e depois buscar agir sobre elas, não apenas receber e reagir.
É surpreendente como o rendimento e a eficiência aumentam a partir do momento em que o profissional deixa de pensar em como e porque os problemas chegaram até ele e passa a pensar apenas nas formas de solucionar estes problemas.
Comunique-se com eficiência
Corporações são ambientes sociais, em que várias pessoas convivem e trabalham juntas por muito tempo, por isso os relacionamentos influenciam diretamente nos resultados e no rendimento das equipes.
Para ter uma boa comunicação, é preciso trabalhar a empatia. Observe o comportamento de seus pares e a forma como eles respondem a certas abordagens para descobrir a melhor forma de se comunicar com eles e conquistar os resultados que você deseja. Principalmente se você trabalha em uma posição de gestor.
Se comunicar de forma clara e compreensível com as pessoas é uma ótima forma de gerar confiança, motivar a cooperação e se sentir bem no ambiente de trabalho. Tudo isso só tem a beneficiar a organização e, é claro, o profissional individualmente, já que trabalhar a inteligência emocional é muito importante para a carreira de qualquer profissional, inclusive para gerar novas conexões.
Sendo assim, valorize estes aspectos também em suas viagens de negócios, onde você tem a oportunidade de fazer networking de forma mais consistente e duradoura, criando relacionamentos para a vida toda.
Tendo isso em mente, você vai aproveitar melhor sua viagem de negócios! E falando em aproveitar sua viagem, também considere seu conforto e qualidade do espaço e lembre-se de escolher o melhor hotel para sua estadia durante a viagem, procure hospedar-se em hotéis executivos, como o Hotel Real de Goiânia. Conheça o Hotel Real e já comece a se planejar para sua próxima viagem para a grande Goiânia!