Blog
A responsabilidade social e valorização da cultura pelas organizações
19 de março de 2019O papel das organizações no desenvolvimento da sociedade nunca foi tão relevante para o público quanto é atualmente e as empresas precisam ter consciência de seu papel para manter-se relevantes em mercados cada vez mais competitivos.
Hoje, produtos e serviços similares em qualidade são oferecidos por diferentes organizações e o público decide qual consumir muitas vezes com base no quão responsável social, ambiental e culturalmente uma empresa é em relação a sua concorrente.
Responsabilidade social nas organizações
Promover responsabilidade social ou socioambiental é um processo tanto interno quanto externo nas organizações. Buscar o uso de materiais não nocivos ao meio ambiente, utilizar energia limpa na produção e promover o incentivo à cultura, educação e esportes entre os colaboradores e suas famílias são algumas atitudes responsáveis que podem ser realizadas internamente.
Já externamente, as organizações podem investir em causas sociais, culturais ou ambientais, apoiando e organizando eventos locais que promovem cultura e justiça social, e estreitando o relacionamento com o público nestas ocasiões
Mesmo não sendo diretamente relacionadas aos produtos e serviços oferecidos por uma organização, estes incentivos aproximam o público e podem ser os diferenciais que levam o consumidor a consumir de uma marca em detrimento da outra.
Além dos benefícios para a imagem, as organizações que investem em responsabilidade social podem abater custos dos impostos ao incentivar o desenvolvimento econômico-social e cultural das regiões em que elas atuam.
É muito importante que as empresas busquem promover incentivos às comunidades em que elas estão inseridas e, além de promover as diferentes ações descritas anteriormente, também buscar um contato direto com o público.
Além de marcar presença nos eventos e lugares que são valorizados pela cultura local, a organização pode criar programas de inclusão da comunidade, com visitas à empresa, oficinas de conhecimento e oportunidades de emprego direcionadas à população local.
Apesar de muitas empresas, mesmo as pequenas, já entenderem e procurarem assumir suas responsabilidades sociais, muitas delas ainda têm dificuldades em implementar mudanças que podem afetar o cotidiano dos negócios.
Para superar estas dificuldades é importante associar a responsabilidade social à cultura organizacional, motivando os próprios gestores e colaboradores a promover práticas sustentáveis e socialmente responsáveis em suas rotinas de trabalho.
Por isso é importante investir na formação e na valorização da cultura organizacional forte nas empresas, com a inserção de valores que suportam uma postura de responsabilidade social nas empresas.
Aqui no Hotel Real Executive, oferecemos mais do que uma estrutura completa para a hospedagem de profissionais em viagem e a realização de eventos corporativos também compartilhamos conteúdos de interesse para gestores e colaboradores que desejam atingir melhores resultados profissionais e impulsionar o desenvolvimento de suas organizações e carreiras. Acesse estes conteúdos em nosso blog!