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Como criar um programa de treinamento dos colaboradores?
10 de dezembro de 2019O bom rendimento dos colaboradores é o desejo de toda organização, mas não depende apenas de um bom processo seletivo e a contratação de bons profissionais, o treinamento oferecido aos profissionais faz toda a diferença. Um bom programa de treinamento ajuda o colaborador a conhecer a empresa e os métodos de trabalho e ainda o motiva a entregar mais e melhor nas suas funções.
Veja algumas dicas para desenvolver um bom programa de treinamento em sua organização e ter reflexos positivos, tanto na operação do dia a dia, quanto na retenção dos colaboradores, que podem se tornar os futuros profissionais de confiança e gestores de sua empresa.
O que deve ser considerado em um programa de treinamento
No desenvolvimento de um programa de treinamento, a primeira coisa a se fazer é definir o objetivo do treinamento. Após isso, pense no público que será atingido, sejam eles indivíduos ou departamentos inteiros. Depois, é hora de definir os conteúdos, lições e metodologia de treinamento, quem serão os responsáveis por transmitir estes conteúdos e questões logísticas, como o horário e local utilizados para este momento.
Os objetivos variam, mas devem estar muito claros antes de definir todo o restante. Pensando na metodologia, podemos destacar algumas diferentes, mas a ideal depende do tipo de curso, do tamanho da turma atingida e da melhor forma de oferecer o treinamento sem prejudicar as operações diárias.
Podem ser palestras, dinâmicas, jogos corporativos, cursos presenciais ou à distância, ou mesmo cursos in company, mas seja o que for escolhido, deverá haver um plano de ação, para garantir que todos os profissionais recebam a atenção e o conteúdo que precisam com eficiência sem prejudicar a realização das tarefas do dia a dia.
Como garantir a eficiência do programa de treinamento
Dentro do planejamento do programa de treinamento, é importante estabelecer indicadores da eficiência e da relevância do treinamento para o negócio, para conseguir entender se o programa está atingindo, de fato, seus objetivos ou se é necessário realizar mudanças ou até mesmo descontinuar os treinamentos.
Entenda quais são os indicadores gerais dos colaboradores que deveriam estar melhorando após os treinamentos e avalie-os. Também procure fazer pesquisas de opinião junto aos profissionais para entender se eles também estão reconhecendo o valor do treinamento e como eles avaliam os conteúdos e método de entrega dos mesmos.
Faça um cálculo da relação de custo-benefício das ações de treinamento considerando a evolução dos resultados do negócio após os diversos treinamentos realizados. Colete tudo isso e faça um mapeamento entre os objetivos traçados e atingidos e entre as competências trabalhadas e como elas afetarão efetivamente o trabalho dos profissionais e os resultados do negócio. Pensando em tudo isso, você terá muito mais chances de, não só criar um programa de treinamento adequado, mas um que leve efeitos positivos e duradouros para o negócio.
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