Blog
Dicas para melhorar a prestação de contas em viagens negócios
11 de junho de 2019Uma pesquisa realizada com mais de 300 executivos descobriu que 95% deles consideravam a prestação de contas em viagens de negócios uma prioridade.
Para fazer essa prestação de uma forma correta e transparente, é preciso ter boas políticas de viagens e processos estruturados dentro da gestão o negócio. Acompanhe a seguir algumas práticas que ajudam melhorar a prestação de contas em viagens de negócios.
Formule uma política de viagens
Muitos artigos em nosso blog ressaltam a importância de ter uma boa política de viagens e isso não é por acaso. A política de viagens define as regras, direitos e deveres tanto da organização quanto do profissional em viagem e garante mais transparência e qualidade na gestão.
Em sua política de viagens deve estar descrito quais os custos que são reembolsados pela organização, quais devem sair do bolso do colaborador e também os casos em que é possível justificar um gasto para ter reembolso, seguindo regras e recomendações e apresentando os documentos necessários.
Planeje reservas e parcerias
Dentro do ano, existem alguns compromissos previamente estabelecidos em outras cidades e isso permite que o gestor planeje as viagens com certa antecedência. A oportunidade de antecipar os custos não pode ser desperdiçada.
Hospedagem e passagens de avião saem mais baratas quando adquiridas com antecedência. Além disso, parcerias podem ser realizadas com empresas de transporte, aviação, hotéis, entre outros, quando o gestor tem a informação de quantos colaboradores irão viajar durante o ano e seus destinos, que muitas vezes são visitados mais de uma vez no ano.
Além de ajudar na organização das viagens já planejadas, as parcerias e convênios formadas pela gestão de viagens também facilitam novas negociações para aquelas viagens não planejadas que surgem durante o ano.
Determine um fluxo de aprovação para as viagens
Mesmo com viagens já esperadas durante o ano, ainda podem surgir muitas outras não planejadas e é preciso ter um bom processo de aprovação para garantir a praticidade e a eficiência do planejamento.
Determine dados relevantes a serem informados pelos requisitantes de viagens, com as informações referentes às atividades e motivos da viagem, além das necessidades logísticas e estruturais que cada viagem demanda. Com isso, fica muito mais fácil organizar e agilizar o processo de autorização e também de logística da viagem.
Seguindo estas dicas, você consegue fazer uma prestação de contas mais eficiente e ainda enxerga com mais clareza as oportunidades de reduzir custos em viagens de negócios posteriores, já que tudo fica mais claro tanto para os colaboradores em viagem quanto para a gestão e a administração do negócio.
Está planejando uma viagem de negócios para Goiânia e região? Além de contar com uma estrutura completa, pensada especificamente para atender o turismo de negócios, o Hotel Real Executive firma parcerias com empresas para receber profissionais e eventos durante todo o ano. Fale com o Hotel Real para saber mais!