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5 boas práticas para otimizar a gestão de reservas on-line
19 de setembro de 2023Para quem trabalha viajando, as reservas on-line são uma forma prática e ágil de fazer reservas em diferentes locais de hospedagem. Mas, para que esse processo seja menos trabalhoso e custoso para as empresas, é necessária uma gestão eficiente desse processo no planejamento da viagem.
Por isso, o artigo a seguir tem como objetivo te ajudar a gerir suas reservas on-line com 5 boas práticas que podem ser adotadas em qualquer viagem de trabalho. Sendo assim, leia o artigo até o final para entender como otimizar seus processos de reserva nesses casos.
A agilidade das reservas on-line
Atualmente, as reservas on-line se tornaram uma ferramenta padrão para quem deseja reservar locais de hospedagem sem a necessidade do contato presencial ou por telefone. A rapidez e a facilidade do processo fez com que esse formato de reserva se tornasse o padrão do mercado, gerando economia de tempo e recursos tanto para quem atende quanto para quem se hospeda.
No caso das viagens de trabalho, a necessidade dessa ferramenta é ainda mais evidente, já que de um lado temos empresas buscando melhores ofertas e do outro hotéis e hospedarias em busca de parcerias comerciais. Segundo um levantamento da Criteo, as reservas on-line no Brasil cresceram 120% somente no último ano.
No entanto, saber gerir essas reservas é essencial para que o processo ocorra da forma correta e sem prejuízos ou contratempos. Cada viagem de negócios possui necessidades específicas, mas existem boas práticas que podem ajudar a fazer essa gestão de uma forma mais eficiente.
A seguir, você confere algumas delas.
Saiba mais: Como reservas on-line ajudam empresas a gerenciar viagens de negócios
5 boas práticas na gestão de reservas on-line
Conforme vimos anteriormente, as reservas on-line são uma forma de agilizar o processo e os custos das reservas em hotéis e outros locais de hospedagem. Para as empresas, fazer uma gestão adequada desse procedimento é um processo crítico, uma vez que viagens de negócios são também um investimento.
Confira agora algumas estratégias que podem ajudar a gerenciar suas reservas on-line de forma prática.
1. Mantenha a documentação sempre em mãos
Guardar os comprovantes de pagamentos, reserva e outros documentos relacionados ao processo de hospedagem é algo essencial em qualquer viagem, mesmo após o check-in. Isso porque o processo de reserva não está imune a erros e contratempos acontecem, então manter esses documentos sempre em mãos é extremamente importante.
Atualmente, com as confirmações por e-mail e recibos digitais que as reservas on-line proporcionam, guardar esses documentos é um processo mais simples. Dessa forma, você garante maior segurança caso ocorra algum erro em uma ou mais etapas do processo.
2. Leia as políticas de cancelamento
Um outro ponto importante para gerir reservas on-line é atenção que você deve ter aos regulamentos e políticas de cancelamento. É comum que haja mudanças de planos e você precise cancelar a reserva ou mudar o período de hospedagem, e quando isso acontecer, você precisa estar ciente dos seus direitos e deveres.
Por mais que as reservas on-line sejam um facilitador no momento de reservar, elas ainda estão sujeitas a um conjunto de regras, prazos e diretrizes que você precisa conhecer antes de confirmar a reserva. Assim você garante que será amparado da forma adequada caso precise fazer alguma mudança nas reservas.
Outra dica importante é sempre reforçar a confirmação da reserva com o local de hospedagem para conferir se de fato está tudo certo com a reserva.
3. Observe a relação custo-benefício
Do ponto de vista de orçamento, reservar na opção mais barata nem sempre significa otimizar os custos de viagem. As reservas on-line nesses locais podem muitas vezes acarretar em tarifas abusivas e exigências fora daquilo que a empresa procura ou precisa.
Por isso, fazer a relação custo-benefício é outro procedimento crucial na hora de gerir as suas reservas on-line. Com isso, você será capaz de nivelar as melhores opções não só do ponto de vista de preço como também de qualidade durante as reservas.
4. Verifique a experiência de outros clientes
Durante o processo de reserva, verifique o feedback de outros clientes que já se hospedaram ou fizeram parcerias com o local de hospedagem. Nas plataformas on-line, o monitoramento desse tipo de feedback é ainda mais facilitado e pode ser uma ferramenta importante no momento da reserva.
Mesmo que a gestão de reservas seja um processo interno do setor de compras da empresa, também é necessário se atentar aos feedbacks antes da reserva. Assim, você garante parcerias com empresas que de fato entregam boas experiências para quem se hospeda.
5. Procure sites e apps de confiança
Por fim, mas não menos importante, reservas on-line são uma ferramenta ágil e eficaz, mas só quando feitas em plataformas de confiança. Se o site ou app pelo qual a reserva on-line está sendo feita é instável ou lento, isso já é um indicativo de baixa eficiência do serviço.
Por isso, procure sites e apps de confiança a fim de evitar problemas futuros com reservas on-line.
No Hotel Real, você conta com reservas on-line feitas de forma rápida e segura, tudo diretamente pelo site e com descrição completa dos serviços e dependências internas. Com isso, você tem mais segurança para reservar garantindo um bom serviço com ótimo custo-benefício.
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