Blog
Viagens a negócios: qual o cenário em 2022?
7 de junho de 2022O turismo de negócios caminha para sua retomada, mas será que após a pandemia, teremos mudanças no cenário de viagens corporativas?
Os últimos anos foram marcados por inúmeras incertezas e uma realidade nunca antes vivida, em que eventos, viagens ou mesmo uma rotina básica foram cancelados ou restringidos.
A pandemia de covid-19 de fato causou um impacto no mundo todo, e o setor de viagens corporativas não ficou de fora. Mas hoje, com o avanço da vacinação, abertura das fronteiras e a diminuição das medidas restritivas, a perspectiva de retomada à vida normal e viagens a negócios já é bastante promissora.
De acordo com um relatório da Alagev (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), setembro de 2021 já alcançou um aumento de 96% no faturamento do segmento de viagens corporativas em comparação ao mesmo período de 2020, injetando R$ 453,4 milhões na economia.
Analisando o cenário até o momento, vemos que as expectativas para 2022 são ainda maiores. Só que você com certeza percebeu que muita coisa mudou nesse período, não é?
Enquanto que as viagens a negócios ainda são vitais em diversas situações, como para reuniões decisivas, fechamento de acordos ou vistoria das operações de unidades em outras cidades e regiões, muitas outras interações passaram para o digital.
Viagens rápidas deram lugar a uma call no Zoom ou Google Meets, o trabalho de grande parte, senão toda a empresa, passou a ser remoto ou híbrido para diversas organizações, a preocupação com saúde e bem-estar físico e emocional virou o assunto principal da sociedade.
O fato é que as prioridades mudaram bastante e, com a retomada das atividades e viagens corporativas, existem tendências importantes que podem te ajudar a entender melhor o cenário atual e como retomar o turismo com mais tranquilidade.
Confira a seguir quais são essas tendências e boa viagem!
Cenário de viagens corporativas: tendências 2022
1- Priorização e planejamento
Como mencionamos, muitas interações e reuniões passaram a ser resolvidas no digital, por ligação de áudio, vídeo ou mensagens. Assim, muitas empresas agora estão reavaliando seus processos e prioridades nesse sentido para planejar as viagens a negócios com mais estratégia.
Nesse planejamento, não considere apenas se há necessidade ou não da viagem, mas também os aspectos como:
- Segurança e saúde: contratação de seguro viagem e análise dos protocolos de segurança dos produtos e serviços necessários na viagem.
- Documentações: verificar quais as condições ou exigências de aeroportos, estabelecimentos etc (o passaporte de vacinação, por exemplo, pode se tornar obrigatório, portanto é importante se manter informado).
Pode parecer trabalhoso, mas realizar esse planejamento, considerando todos os imprevistos que ocorreram durante a pandemia e que ainda podem ocorrer, será na verdade uma grande vantagem para reduzir despesas, otimizar processos e melhorar a segurança de seus colaboradores e sua operação
2- Cuidados com a saúde
Priorizar os indicadores de sanitização de hotéis e outros estabelecimentos do roteiro também é uma tendência que continua forte em 2022.
A maior atenção com a segurança e saúde do colaborador tem se mostrado, dentre outras medidas, ao priorizar voos diretos, sem conexão, quando possível e investir em opções de hospedagem com bons indicadores de higiene. Afinal, o capital humano é o mais valioso e requer o máximo de cuidado, não?
3- Menor antecedência
Com a dificuldade em manter previsões a longo prazo devido às constantes mudanças de restrições, foi observado que houve uma redução significativa no tempo de antecedência com que as viagens são confirmadas. Enquanto se tinha uma média de 10 dias para viagens domésticas e 15 dias para viagens internacionais, esse período virou de apenas 2 dias úteis nas duas situações.
4- Viagens híbridas: trabalho e lazer
Seguindo também a questão de bem-estar do colaborador, muitas empresas começaram a adotar políticas mais flexíveis de viagens, oferecendo a possibilidade de ampliar o período em dois ou três dias para o funcionário também conhecer e desfrutar da cidade que foi visitar a trabalho.
Como você vê, o turismo de negócios continua forte e muito necessário, mas o cuidado com sua equipe se faz ainda mais importante.
Esperamos que compreender as 4 tendências que trouxemos lhe ajude na retomada das suas viagens a negócios com muito mais tranquilidade. E, se estiver planejando vir à Aparecida de Goiânia ou região, conte com o Hotel Real Executive para uma estadia segura e agradável a um excelente custo-benefício.