Blog
Gestor, saiba como manter o bom rendimento da equipe durante sua viagem de negócios
3 de julho de 2018Antes de sair em uma viagem de negócios é preciso se preparar para garantir que não haja nenhum problema durante a ausência do escritório. Isso é especialmente verdade principalmente quando falamos de gestores.
Se você é um gestor de equipe e precisa viajar por alguns dias, dê uma olhada nas dicas que preparamos para te ajudar a garantir o melhor rendimento para sua equipe enquanto você se dedica a conquistar os melhores resultados para sua viagem de negócios.
Planeje-se com antecedência
Se tiver um tempo de aviso antes da viagem ou se você costuma fazer viagens com uma certa recorrência, faça um planejamento para os momentos de sua ausência.
É interessante, se for possível, ter uma programação de trabalho com sua equipe para que os trabalhos que exigem mais a sua participação sejam realizados antes da viagem.
Também invista em uma solução tecnológica que permita a comunicação remota com a equipe, isso será importante para manter o diálogo durante os momentos de viagem.
Aponte responsabilidades e objetivos
Antes de sair de viagem, deixe um ou mais profissionais responsáveis por acompanhar o rendimento da equipe e manter um contato constante com você.
Também não se esqueça de passar com toda a equipe as demandas ativas e o que cada membro deve acompanhar durante sua ausência. A equipe deve ser bem informada para evitar quaisquer mal-entendidos.
Motive sua equipe
A falta de um gestor – mesmo quando existem pessoas indicadas para supervisionar – afeta naturalmente o rendimento da equipe. Existem profissionais que rendem sem supervisão, mas a verdade é que a maioria dos colaboradores tende a se distrair com facilidade quando não há uma figura de autoridade por perto, até mesmo supervisores.
Para evitar problemas assim, é importante manter sua equipe motivada e consciente da importância de cada profissional para o bom resultado da equipe.
Dê feedbacks, reconheça bons resultados e mostre para seus profissionais que eles são relevantes para equipe e para o negócio. Se possível, recompense os melhores com algum benefício, como uma folga ou bônus.
Não sufoque sua equipe
Durante a viagem, é preciso que você confie em sua equipe e nas pessoas que apontou como supervisor. Ficar falando com sua equipe e buscando saber o que está sendo feito a todo tempo é prejudicar o trabalho de todos, inclusive o seu.
O contato constante e desnecessário impede que você dê atenção necessária às demandas da viagem e prejudica o trabalho e o relacionamento com sua equipe. Mantenha o foco em sua viagem e contate sua equipe apenas em momentos de urgência ou em horários específicos determinados previamente com a pessoa que você deixou responsável.
Para muitos gestores é difícil dar autonomia para suas equipes, mas quem sai em viagem precisa ser capaz de confiar e de deixar seus profissionais realizarem o trabalho necessário. Além, é claro, de garantir os melhores resultados para seus compromissos durante a viagem.
Quer mais dicas de como tirar o melhor de suas viagens de negócios? Acompanhe o blog do Hotel Real e aproveite para conhecer o melhor hotel executivo de Goiânia e marcar sua estadia!