Blog
Etiqueta para viagens corporativas: dicas de como se comportar para cultivar uma imagem profissional e positiva
2 de maio de 2018Fazer uma viagem corporativa é uma responsabilidade enorme e que deve ser levada a sério em todos os momentos. Profissionais selecionados para representar uma organização são a cara da empresa durante todos os momentos da viagem e é importante preservar uma imagem positiva em todos os momentos e interações.
Se você é um destes colaboradores selecionados e vai representar sua organização em uma viagem corporativa.
Acompanhe algumas dicas para imprimir uma boa imagem pessoal e profissional em todas as situações e deixe uma imagem positiva e duradoura tanto na cidade que vai visitar, quanto em sua própria empresa.
Vista-se de forma apropriada
Seus pares, clientes e potenciais clientes precisam ter uma boa primeira impressão de você e de sua organização e forma como você se veste tem muito a ver com isso.
Diferentes empresas e diferentes segmentos criam expectativas de vestuário distintas, mas o importante aqui é que você seja identificado pelos seus pares como um profissional confiável e autêntico dentro do mundo corporativo que representa.
Claro que você não vai – e não deve – deixar de sentir-se confortável em sua própria pele, mas evite excessos. Vista roupas alinhadas e com tons mais neutros para passar uma imagem mais sóbria e imprima uma boa primeira impressão.
Respeite a cultura local
Conheça e respeite a cultura do destino de sua viagem corporativa. Cada cidade tem suas particularidades e é importante entender o mínimo sobre a cultura das pessoas e a forma como o destino funciona antes de viajar para evitar gafes e situações que podem ser consideradas desrespeitosas.
Este respeito é ainda mais importante considerando que os objetivos das viagens corporativas passam por interações humanas. Ninguém quer desrespeitar um cliente ou um potencial cliente durante uma reunião ofendendo seus costumes.
Para evitar estes problemas pesquise sobre como as pessoas se cumprimentam, o que elas gostam de comer – que pode ser bem diferente de um lugar para outro – e a forma de se comportar em situações sociais.
Converse com pessoas que já visitaram ou conhecem bem o destino da viagem e você poderá ter uma boa ideia de como se comportar. Também faça questão de se desculpar caso cometa alguma gafe, para que não fique nenhum mal entendido durante a viagem.
Cuidado para não exagerar no happy hour
Durante uma viagem corporativa o colaborador representa a organização em todos os momentos e não somente durante reuniões e eventos. Por isso, mesmo nas situações descontraídas, como um happy hour com outros profissionais ou até mesmo com clientes, é importante manter a compostura.
Procure não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e agir de forma a envergonhar não só as pessoas que estão ao seu redor quanto a própria organização que você representa.
Seja descontraído e participativo, converse sobre o trabalho e sobre amenidades, mas fique de olho para evitar comportamentos que, querendo ou não, acabam ferindo sua imagem e potenciais oportunidades de negócios e networking.
Respeite as políticas de viagens corporativas e tenha responsabilidade em seus gastos
Muitas organizações possuem políticas estabelecidas para as viagens corporativas, estabelecendo normas de etiqueta e também limites de gastos para seus colaboradores.
Se este é o caso para você, analise com calma todas os seus direitos e deveres para a viagem corporativa e evite transtornos no retorno para casa.
O Hotel Real Executive conta com uma planilha modelo para prestação de contas em viagens corporativas que pode ajudar – e muito – no controle dos gastos durante sua viagem e também na apresentação destes dados aos gestores.
Você pode fazer o download gratuito da planilha clicando aqui, mas lembre-se também de guardar todos os recibos e notas fiscais recebidos durante a viagem, para evitar problemas na hora de prestar contas.
Siga estas dicas, evite problemas e crie a imagem mais positiva possível para você e sua organização durante sua próxima viagem corporativa.