Blog
Aprenda a lidar com o sentimento de solidão em viagens corporativas e seja um profissional mais realizado
8 de maio de 2018Apesar de serem muito satisfatórias profissionalmente, as viagens corporativas podem ter um efeito negativo no psicológico de pessoas que não estão preparadas para ficar um tempo distantes de familiares e amigos.
Existem algumas atitudes que as pessoas em viagem podem tomar para manter a motivação e o rendimento durante uma viagem de negócios ao mesmo tempo em que cultiva seus relacionamentos e evita a sensação de solidão que poderia ser muito nociva ao profissional.
Mantenha contato com amigos e familiares durante suas viagens
Ao contrário do que muitos pensam, cortar o contato com as pessoas em casa não é completamente benéfico em uma viagem corporativa.
Claro que, durante a viagem, alguns momentos vão exigir total atenção, mas para manter-se saudável psicologicamente – principalmente em viagens longas – é importante separar alguns momentos do dia para se desligar do trabalho e se conectar com as pessoas que mais importam em sua vida pessoal.
Mantenha hábitos saudáveis emocionalmente
Um dos grandes erros que se pode cometer durante uma viagem corporativa é acompanhar o que acontece com seu círculo social pelas redes sociais.
Acontece que, ao ver que seus amigos e parentes estão aproveitando momentos de descontração, o profissional pode sentir que está deixando de aproveitar bons momentos com as pessoas que ama e perder a motivação pelo trabalho e se sentir sozinho durante a viagem.
Ao invés de utilizar as redes sociais, converse com as pessoas que você sente falta. É muito mais saudável compartilhar experiências em uma conversa do que ser apenas um espectador de uma foto ou vídeo nas redes sociais.
Outra forma de manter sua saúde emocional durante a viagem é buscar interações sociais. Não perca oportunidades de sair com seus pares após a realização do trabalho, conhecer a cidade e fazer amigos – e também bastante networking.
Seja aberto a novas experiências e, ao invés de se sentir sozinho e desmotivado, você estará fazendo novas amizades e até criando novas oportunidades profissionais.
Se puder, leve a família com você em sua viagem corporativa
Quando for possível, tente levar sua família com você para a viagem de trabalho. Assim, você pode trabalhar normalmente e não voltar para um quarto de hotel vazio.
Com a família junto vocês poderão conhecer a cidade e compartilhar experiências novas em momentos que normalmente seriam desperdiçados pela falta de companhia durante a viagem.
Não há nada de errado em curtir a viagem, desde que todas as suas obrigações de trabalho sejam cumpridas integralmente. Inclusive, já existe até um termo para viagens com objetivos de trabalho e momentos de lazer: Bleisure.
Quando em casa, dê um valor extra para os momentos com quem você ama
Quem viaja muito a trabalho sabe o quanto amigos e familiares fazem falta. Se este também é seu caso, torne um hábito passar um tempo com as pessoas que você ama.
Pode parecer bobagem, mas a verdade é que com uma vida corrida e muitas tarefas para fazer, além das viagens constantes, muitos profissionais simplesmente não têm tempo para desfrutar da companhia da família e dos amigos.
Por isso, coloque na sua agenda momentos reservados para interagir com seu círculo social, que não tenham nada a ver com o trabalho. Preserve estes momentos e você não vai se arrepender quando estiver afastado das pessoas que mais importam.
Tenha em mente o valor da viagem para você mantenha-se motivado
Mesmo com todas estas atitudes, pode ser difícil para um profissional manter-se focado e motivado na viagem sem se sentir sozinho ou até sem propósito.
A melhor forma de evitar isso e manter cem por cento de rendimento durante a viagem é entender que seu trabalho tem um valor, não só para a organização, mas para você, sua carreira e sua família.
Viajar a trabalho é uma oportunidade incrível para conhecer novos lugares e pessoas e para impulsionar a carreira criando uma rede de contatos profissionais. Tudo isso reflete diretamente na saúde e bem-estar do profissional e das pessoas que ele ama.
Tenha tudo isso em mente e seja um mais feliz e realizado, tanto na vida pessoal quanto em sua carreira profissional.