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Tendências para treinamentos
24 de setembro de 2019Empresas de sucesso investem em treinamentos e qualificação dos seus colaboradores, utilizando sempre a melhores técnicas e ferramentas para aumentar não só a qualidade do conteúdo oferecido, mas também para tornar a entrega e a absorção deste pelas pessoas muito mais rápida e eficiente.
Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das tendências em treinamentos nos últimos anos que você pode aplicar em sua gestão de pessoas para conseguir resultados mais interessantes. Acompanhe.
Gamificação
A gamificação é um método de treinamento que conquista cada vez mais espaço nas empresas por despertar nas pessoas a curiosidade, o foco e o espírito de competitividade, todos elementos muito valiosos, que ajudam as pessoas a absorver novos conhecimentos.
São jogos digitais e simulações de cenários reais que fazem da gamificação um processo de aprendizagem prático, interessante e efetivo entre os participantes de treinamentos, além de incentivar a conexão humana entre as pessoas que participam dos “jogos”.
Metodologia ágil
A metodologia ágil saiu do meio da tecnologia da informação e agora está presente em diferentes áreas, ajudando as pessoas a organizarem suas demandas e fazerem o acompanhamento de resultados. O método ajuda os diferentes departamentos da empresa a terem uma rotina de trabalho mais ágil e eficiente, desde que os profissionais da equipe sejam flexíveis e responsáveis.
Análise
A postura de análise é muito valiosa em qualquer área de atuação e mas para a área de gestão de pessoas temos um ganho a mais. Hoje, este departamento tem a oportunidade de utilizar todas as informações que possui do material humano de uma empresa para identificar perfis e padrões de comportamento que existem dentro da empresa e também traçar os perfis e padrões desejados para as próximas ações de recrutamento.
Isso é possível com sistemas de gestão de dados, capazes de registrar dados sobre cada um dos colaboradores de uma empresa, cruzar estas informações seguindo critérios específicos da própria área de gestão de pessoas e emitir relatórios precisos para serem observados com um olhar analítico.
Flexibilização
Tanto novatos quanto colaboradores que já tem um tempo de empresa precisam estar interessados e engajados com o treinamento para garantir um bom resultado, por isso, além das ferramentas comentadas anteriormente, é importante que a empresa ofereça também mais praticidade na entrega dos conteúdos.
Isso significa oferecer treinamentos também de forma remota, permitindo que os colaboradores utilizem os smartphones e computadores pessoais para estudar materiais e até fazer exames para serem aprovados nos treinamentos.
Essa flexibilidade ajuda os profissionais a terem uma maior retenção de conteúdo e ainda ajuda a entender um pouco mais sobre o perfil, principalmente dos novos contratados e filtrar aqueles menos dedicados desde o início. Afinal, quem é proativo no treinamento acaba naturalmente sendo um profissional mais bem preparado depois.
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