Blog
Os impactos da tecnologia no mercado de eventos corporativos
25 de julho de 2023Quando o assunto são as inovações tecnológicas, não existe mercado atualmente que não sinta os impactos das transformações trazidas pela tecnologia. No mercado de eventos corporativos não é diferente: a tecnologia modificou a forma como esses eventos são planejados e executados.
Dessa forma, para as empresas que estão diretamente ligadas ao universo do eventos corporativos, seja como participantes ou como organizadoras, só tem a ganhar. Além disso, do ponto de vista estratégico, é possível obter mais economia e agilidade nesse processo.
No artigo a seguir, você confere um pouco mais sobre os impactos da tecnologia no mercado de eventos corporativos na prática. Continue a leitura para saber mais!
O mercado de eventos corporativos
Atualmente, o mercado de eventos vem passando por um período de retomada após o período de pandemia que afetou de forma crítica o setor nos últimos anos. Na prática, isso significa que a demanda e o público desses eventos voltou a crescer rapidamente após a queda das medidas de restrição.
Do ponto de vista corporativo, tanto o setor de turismo quanto o setor de eventos foram reaquecidos e registraram alta no último ano. Segundo um levantamento feito pelo Portal Feiras do Brasil, os eventos corporativos cresceram 160% em 2022, sendo que este ano as projeções são ainda mais otimistas.
Aliada a esse crescimento, as inovações tecnológicas ajudam esse processo a ser ainda mais positivo para as empresas. Isso porque o conjunto de ferramentas para planejamento, execução e controle cresceu, trazendo mais praticidade e melhores resultados tanto para quem organiza quanto para quem participa.
Além disso, eventos corporativos conseguem trazer mais comodidade para os participantes, ao adotar processo de reserva, itinerário e até mesmo check-in de forma 100% conectada. Tudo isso aliado ao conjunto de estratégias online que podem potencializar ainda mais o alcance e os resultados de um evento corporativo.
A seguir, você confere como a tecnologia ajuda em diferentes etapas dos eventos, do planejamento ao pós-evento.
Planejamento
O planejamento de eventos é uma das partes mais estratégicas de um evento corporativo. Nessa etapa é necessário considerar qualquer percalço que possa surgir durante e após o evento, bem como os principais pontos de atenção.
Do ponto de vista de ferramentas tecnológicas, essa etapa pode fazer uso de softwares que permitem o planejamento e administração desses eventos. Dessa forma, é possível acompanhar registros de convidados, além de montar orçamentos e cronogramas de evento.
Sendo assim, algumas ferramentas comuns incluem:
- Softwares de planejamento de eventos;
- Plataformas colaborativas;
- Aplicativos e sites para acompanhamento de prazos;
- Softwares que ajudam a calcular e organizar orçamentos.
Outro benefício é o trabalho em equipe por meio de ferramentas de gerenciamento compartilhadas. Um time atento e que se comunica constantemente é essencial para qualquer evento, e essas ferramentas tornam esse gerenciamento de times possível.
Andamento
O andamento do evento é onde tudo que foi planejado é posto em prática e o cronograma começa a ser posto em prática. Por isso, ferramentas de acompanhamento e controle nessa etapa são de extrema importância para o sucesso do evento corporativo.
Aqui as ferramentas tecnológicas entram como parte não só da comunicação entre o time organizador como também do registro dos participantes e processo de divulgação. Por isso, o uso de websites de evento, chatbots, aplicativos e outras plataformas digitais são parte essencial dessa etapa.
Nesses espaços, os participantes são capazes de encontrar o conjunto de informações necessárias sobre o evento, além de realizar registros, reservas e outras informações que ajudem na organização da própria agenda. Por fim, essas ferramentas aliadas às estratégias de marketing e social media dão ainda mais base para que o evento tenha o suporte necessário.
Pós-evento
Para concluir, o pós-evento é o momento em que é feito o acompanhamento final dos participantes e a coleta de dados para melhorias futuras. Nesse sentido, a tecnologia ajuda, acima de tudo, na coleta de feedback que podem contribuir positivamente para os próximos eventos corporativos.
Sendo assim, formulários de feedback, medição dos resultados das campanhas de marketing, crescimento ou declínio no número de participantes, entre outras métricas podem ser acompanhadas com a ajuda da tecnologia.
Dessa forma, o evento corporativo ganha um direcionamento mais voltado aos dados e aos resultados, e atualmente existem diferentes formas de fazer essa medição. Como resultado, é possível construir eventos melhores e obter participantes mais satisfeitos em eventos futuros.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre o universo dos eventos corporativos!