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Invista no seu marketing pessoal
23 de janeiro de 2019Qualquer profissional que deseja sucesso em sua carreira, mesmo que seja um veterano no mercado, precisa estabelecer seu valor junto aos colegas, superiores e clientes. Para isso, é preciso investir no marketing pessoal.
Todas as ações que servem para apresentar e fortalecer as qualidades profissionais de um indivíduo podem ser qualificadas como marketing pessoal. Mais do que uma simples autopromoção, o marketing pessoal é uma forma de apresentar valor, com o objetivo de alcançar crescimento profissional.
Veja a seguir algumas boas práticas para melhorar seu marketing pessoal e aumentar e melhorar a forma como você é percebido pelo mundo profissional, seja no ambiente corporativo ou mesmo em eventos ou viagens de negócios.
Apresentação pessoal
Alguns profissionais, principalmente iniciantes, podem não dar tanta atenção para a apresentação pessoal, pensando apenas nos resultados que eles entregam e em seu currículo, mas isso é um equívoco.
Para causar uma boa primeira impressão e gerar credibilidade em entrevistas de emprego, reuniões com os clientes e eventos corporativos, a forma como um profissional apresenta faz toda a diferença, mas isso não quer dizer que é necessário buscar sempre as melhores marcas ou ser formal em todas as situações.
Ser discreto, porém elegante costuma ser o ideal, mesmo que o estilo de suas roupas seja diferente do convencional. Também é importante saber se adequar ao ambiente e ao tipo de ocasião, que pode ser mais ou menos formal.
Proatividade na solução de problemas
Ser proativo é sempre bom, mas melhor ainda é utilizar a proatividade para conquistar resultados relevantes e solucionar problemas. Profissionais capazes de resolver situações complicadas, encontrando formas para lidar com imprevistos são muito bem vistos e reconhecidos como independentes e, principalmente, essenciais.
Procure ser o profissional que é procurado nos momentos difíceis e não aquele que está sempre buscando auxílio, isso é notado pelos gestores das organizações e pelos seus pares.
Invista em networking
Relacionamentos fazem toda a diferença na carreira de qualquer profissional que deseja reconhecimento e oportunidades. Dedique-se a formar redes de relacionamento dentro e fora de sua organização, elas podem render frutos, como oportunidades para crescer profissionalmente e aumento do conhecimento profissional e de mercado.
Um bom networking serve também para gerar relações de benefícios profissionais mútuos, permitindo que você tenha contato com pessoas com conhecimentos diversos que podem ser úteis no futuro, assim como você pode ser de grande auxílio para estas pessoas – e até mesmo desenvolver parcerias e sociedades no futuro.
Não fique escondido nos eventos e outras oportunidades de expandir seu networking, fazer networking é investir no marketing profissional.
Tudo isso é importante no desenvolvimento de um marketing pessoal positivo e produtivo, mas é crucial que você, enquanto profissional, haja de forma ética, pautando seu comportamento em atitudes positivas e corretas sem ser desonesto e sem sabotar outros profissionais para adquirir vantagens.
Atitudes antiéticas não passam despercebidas e podem causar estagnação ou até destruir carreiras promissoras. Tenha um comportamento correto e paciência para atingir seus objetivos profissionais de forma correta, conquistando o respeito dos seus pares e superiores.
O marketing pessoal é importantíssimo em viagens de negócios, em que o profissional muitas vezes deve frequentar reuniões e eventos em lugares novos, com pessoas desconhecidas.