Blog
Gestão de riscos em eventos corporativos: faça de forma eficiente em poucos passos
13 de setembro de 2017Eventos são ferramentas estratégicas para as empresas e ter uma gestão assertiva é fundamental, mas envolve inúmeros aspectos e complexidade. O fato é que ter a gestão de riscos em eventos é um ponto de atenção, que merece muita dedicação e planejamento.
Que tudo ocorra conforme projetado e com sucesso são objetivos de quem prepara um evento. A verdade é que nem sempre isso é possível, muitas coisas podem sair do controle, o que é um risco.
Portanto, é preciso se preparar para qualquer situação que porventura possa vir a acontecer. Nesse momento, é que a gestão de riscos entra em ação, para que os transtornos sejam mitigados e as situações criticas contornadas.
Quer saber como fazer uma gestão de riscos de forma eficiente? Confira a seguir:
Identifique os potenciais riscos – Se preparar é a parte mais importante. Mapeie todas as situações que podem representar riscos ao seu evento corporativo – todas mesmo! – e crie planos de ação para cada uma delas. Esse é o famoso plano B, C, D…
Diferencie riscos internos de externos – Riscos internos são aqueles imprevistos referentes a organização do evento, como equipamentos, estrutura, etc. Já os riscos externos são aqueles que ocorrem fora do espaço de realização do evento, como condições climáticas, de trânsito, entre outras, que podem afetar o andamento da iniciativa da sua empresa.
Investigue causas e avalie impactos – Na realidade, todo e qualquer risco afeta diretamente na segurança do evento. Vale lembrar que a variedade de riscos em eventos é grande e pode envolver a segurança do público convidado e dos profissionais envolvidos, afetar etapas de venda de ingressos, entrega de convites até mesmo à segurança alimentar dos participantes.
Registre os resultados das ações – Toda experiência é válida, então registre tudo o que foi planejado e os resultados. Assim, sempre haverá a chance de melhorar o ocorrido.
Tenha planos de emergência – A gestão de riscos visa evitar incidentes e ter ações para lidar com situações inusitadas que possam ocorrer no evento. Estabeleça um protocolo de ações emergenciais, com soluções para inibir que situações de perigo se agravem.
Aposte na gestão de riscos e faça do seu evento corporativo, referência em organização e bons resultados.