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Como fazer eventos inclusivos no meio corporativo
18 de abril de 2023Atualmente, a inclusão social e seus impactos na sociedade vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, tanto parte do público quanto das próprias empresas. Como consequência, os eventos empresariais também estão fazendo parte dessa transformação positiva no mercado, e eventos inclusivos do ponto de vista social seguem em crescimento.
No Brasil, onde a diversidade é a regra e não a exceção, a demanda por eventos inclusivos no meio corporativo só cresceu nos últimos anos. Mas como realizar esses eventos de forma autêntica e que de fato aproveitem o poder que um evento inclusivo de verdade pode conseguir?
Confira no artigo a seguir 3 boas práticas que ajudam a entender a importância e como criar eventos mais inclusivos no meio corporativo.
A importância da inclusão nos eventos corporativos
O Brasil é um país de dimensões continentais, e as diferenças se tornaram a base da sociedade brasileira como um todo. Por outro lado, a desigualdade em diversos espaços no campo empresarial ainda está longe de ser proporcional à diversidade presente no país.
Inclusão é uma palavra que está em voga nos últimos anos nos ambientes corporativos de todo o Brasil e nunca se falou tanto no assunto como agora. Isso porque os novos paradigmas do mercado indicam que a diversidade é a nova aposta nas organizações modernas.
Segundo um levantamento feito pela ID_BR, a diversidade no ambiente de trabalho está diretamente ligada ao aumento da produtividade. De acordo com o levantamento, um aumento de 10% na diversidade étnico-racial resulta em 4% mais produtividade na empresa. No caso da igualdade de gênero, a produtividade aumenta em 5%. Se tratando de inclusão vale lembrar da do artigo 93 da Lei nº 8.213/91, também conhecida como Lei de Cotas, que garante aos portadores de necessidades especiais acesso ao mercado de trabalho.
Observando esse cenário, fica claro que as empresas já não podem mais ignorar a diversidade, seja do ponto de vista da produtividade quanto de imagem. Dito isso, fica claro que nos eventos corporativos essa demanda também precisa ser atendida e feita de forma responsável e autêntica.
Comunicação e eventos inclusivos
O sucesso dos projetos que visam criar esse diálogo com a inclusão devem começar por um elemento chave do processo: a comunicação. Uma comunicação inclusiva de verdade leva em conta a representatividade geralmente tem como base 3 características.
Acessível: sua comunicação precisa ser acessível a todos. Por isso, considere não só os canais como também a linguagem utilizada e verifique se o público do seu evento de fato tem acesso à sua mensagem.
Inclusiva: a sua comunicação precisa incluir pessoas diversas de forma ampla. A disponibilidade de outras formas de recepção como audiodescrição e interpretação em libras em vídeos, por exemplo, podem ajudar nesse caminho.
Alternativa: por fim, sua comunicação é capaz de atingir pessoas com dificuldade de comunicação ou que não se comunicam nas formas consideradas tradicionais (oral e escrita)? Esse é outro elemento chave quando o assunto é fazer uma comunicação mais inclusiva.
Esses pilares ajudam a construir um ambiente mais plural diante dos eventos corporativos por meio de uma comunicação bem mais inclusiva. Como resultado, a experiência dos participantes é aprimorada e os resultados dos eventos corporativos potencializados.
Eventos inclusivos: 3 dicas para fazer do jeito certo
Para concluir, existe um conjunto de boas práticas que você também pode adotar para fazer eventos inclusivos no setor empresarial. A seguir, você confere 3 dicas para tornar os seus eventos corporativos mais inclusivos e alinhados com a representatividade.
Acredite de verdade na inclusão
A falta de autenticidade em qualquer ação de comunicação ou evento corporativo é algo fácil de se perceber. Antes de definir qualquer objetivo, verifique se a intenção de incluir da empresa e do time envolvido de fato está lá.
Não basta criar um evento olhando a representatividade como uma cartilha de obrigações e normas a serem cumpridas. É necessário que o seu time esteja comprometido com as ações e com os impactos que eventos inclusivos precisam ter.
Comece de dentro pra fora
Um outro ponto chave na criação de eventos inclusivos é a perspectiva de quem já possui uma visão ou vivência acerca do assunto. Portanto, se pergunte: o seu time é de fato um time diverso com pessoas e vivências diferentes?
Por isso, tenha um time com inclusão, pois ter pessoas que vivenciam isso te ajudarão a ter uma visão macro do cenário. Com isso, seus eventos ganham representatividade que parte do seu próprio time de eventos.
Sempre que puder, ouça
Por fim, crie canais de feedback que permitam ao seu público dizer o que acharam de todo o processo, da comunicação à estrutura e andamento do evento. Esse é um elemento de extrema importância, sobretudo no período pós evento, no qual você pode colher as impressões e experiência dos participantes do evento de forma geral.
Então, para que você possa construir eventos mais inclusivos no futuro, o feedback é uma parte essencial do processo. Somente assim você será capaz de ter eventos corporativos no qual todos podem se sentir incluídos.