Blog
Saiba como divulgar seu evento e torná-lo atrativo para viajantes
11 de outubro de 2022Saber divulgar um evento é muito importante para o sucesso de encontros presenciais realizados pelas companhias, confira dicas de como fazer isso.
Realizar eventos traz para as empresas grandes potenciais de geração de novos negócios, e com a reabertura pós-pandemia da possibilidade de realização de encontros presenciais, o desafio de divulgar um evento voltou a ser pauta do cotidiano das companhias.
Em um mundo cada vez mais conectado, que se viu obrigado a realizar eventos de forma remota por 2 anos, agora uma nova forma está dominando o mercado: os eventos híbridos – em que pessoas participam simultaneamente presencialmente e online.
Por isso, a presença digital das empresas deve ser tão forte quanto a presença física em uma divulgação. Não se trata apenas de vender ingressos, é preciso construir a identidade do evento, reforçar a marca e tentar se tornar referência dentro do segmento atuante.
Passo a passo para a divulgação de um evento
Conheça seu público
Assim como na venda de produtos e serviços, ao oferecer um evento é preciso delimitar o público ideal para ele. Antes mesmo da definição de verba, lugar, atração, etc, as pessoas que vão participar precisam estar bem delimitadas.
Defina a verba e direcione
Depois de conhecer seu público-alvo ideal é hora de pôr na ponta do lápis a verba que será destinada para o evento como um todo e separar esse dinheiro entre partes essenciais ao projeto, como verba para alimentação, espaço físico, equipe, palestrantes.
Montando a estratégia de divulgação
O público-alvo bem definido e o tamanho da verba te mostram até onde você pode ir em uma divulgação: qual linguagem usar, quais meios de comunicação serão escolhidos e quais serão os esforços necessários para que seu evento saia como o planejado.
Em redes sociais, por exemplo, o foco deve ser no engajamento com o público-alvo do evento. De nada adianta atingir índices gigantes de curtidas e comentários por um post se o público que está ali não estiver interessado em comprar o seu ingresso, ou não ter nem condições de fazer isso, por isso, sempre vá onde seu público está.
Contratar influencers que trabalhem com seu público-alvo é uma boa opção para atrair as pessoas certas, assim como criar sorteios e investir em conteúdos relacionados à programação do evento.
Algumas estratégias de marketing também podem ser utilizadas na divulgação, por isso, a equipe de comunicação da sua companhia deve fazer parte do planejamento do evento, veja alguns exemplos:
- Marketing de influência;
- Marketing de conteúdo e Inbound Marketing;
- E-mails marketings;
- Google e Facebook Ads (anúncios pagos);
- Mídia impressa (Revistas e jornais);
- Mídia audiovisual (Rádio, TV e YouTube);
- Ações promocionais em lugares físicos;
- E mais!
Atraindo viajantes para o evento
Se o foco do evento é receber pessoas viajantes, existem técnicas que podem ser usadas para atraí-los, uma delas é contar com uma agência de viagens ou um hotel parceiro na cidade em que o evento irá acontecer.
Esses profissionais da indústria hoteleira podem oferecer mais comodidade e segurança para o seu planejamento, deixando que a equipe da empresa fique encarregada com a divulgação do evento em si.