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Dicas para manter a equipe motivada

8 de abril de 2020 equipe motivada
Por: Trama Digital

Ser líder de uma equipe não é uma tarefa fácil. É preciso saber lidar com pessoas, cobrar, elogiar e acompanhar de perto todo o trabalho, a todo momento, para garantir os melhores resultados. Muitos acham que a tarefa do líder é só mandar, mas se você quiser motivar sua equipe e atingir a excelência é preciso mais. Veja algumas dicas para manter sua equipe motivada.

Ofereça feedbacks para sua equipe

Ao contrário do que alguns gestores podem pensar, a maioria das pessoas deseja receber feedbacks sobre seu trabalho, mesmo que não sejam elogios. Profissionais que se importam com seu trabalho e que querem o melhor para a organização – e que querem crescer dentro da operação – esperam saber se o que estão fazendo é eficiente, correto e produtivo.

Tenha controle emocional

O bom gestor precisa ser pragmático e prezar pelo resultado, mas não também precisa ter controle emocional e muito cuidado no trato com os membros de sua equipe. Para manter a produtividade, não basta acompanhar de perto, oferecer feedbacks e organizar o trabalho, é importante entender o perfil de cada um dos comandados e tratá-los de forma a potencializar suas qualidades e diminuir seus defeitos – ou o impacto dos defeitos no trabalho.

Seja aberto às críticas

Da mesma forma que seus comandados, você também precisa oferecer seu melhor, sempre e manter-se motivado, se não toda a equipe irá sofrer para conseguir conquistar resultados. Permita que sua equipe também ofereça feedback com relação à sua gestão e escute-os para tomar decisões mais acertadas. 

O fato de estar disposto a ouvir não é um demérito, não é perder o comando. Pelo contrário, você terá até mais respeito de sua equipe se permitir que eles também tomem parte na tomada de decisões. Porém, é importante não tomar decisões apressadas e olhar todo o cenário da organização antes de aceitar sugestões da equipe. Afinal, você é o líder e deve pensar no todo.

Valorize as conquistas da equipe

Um erro comum entre os líderes e gestores é que, quando está tudo indo mal, eles cobram, ficam em cima, chamam a atenção e pressionam pelo resultado, mas quando está tudo indo 

bem eles não valorizam, ou pelo menos não demonstram isso para a equipe.

Assim como o errado deve ser corrigido, o certo deve ser aplaudido. Não economize elogios e reconhecimento para o trabalho bem feito e demonstre para sua equipe que você entende o esforço deles e leva isso em consideração na hora de avaliá-los, inclusive para promoções e aumentos de salário.

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