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Viagens corporativas seguem em recuperação e crescimento
12 de julho de 2022Em março deste ano, o setor registrou faturamento somente 2% abaixo do mesmo período de 2019. Confira como está a retomada das viagens corporativas após a pandemia e as perspectivas para o futuro.
Após a queda brusca das atividades econômicas e principalmente dos deslocamentos durante a pandemia de covid-19, as viagens a negócios enfim começam a apresentar recuperação considerável e voltar à rotina das empresas.
Os números já são bastante animadores: em março deste ano o setor de viagens corporativas registrou um faturamento de R$ 869 milhões, valor somente 2% abaixo do mesmo período de 2019, quando faturou R$ 890 milhões.
Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e mostram um contraponto: embora o faturamento tenha se aproximado do período pré-pandêmico, houve uma queda de 40% em relação ao número de viajantes.
Portanto, apesar do mercado de turismo corporativo estar se solidificando novamente, alguns desafios ainda estão em cena e podem desacelerar o ritmo dessa recuperação.
Fatores que ainda afetam negativamente o crescimento das viagens corporativas
Em todo o ano de 2021, o setor de viagens a negócios faturou R$ 4.370 bilhões, valor que representou apenas 40% do faturamento de 2019 (R$ 11.338 bilhões), último ano antes da pandemia. Em relação a 2020, houve um crescimento de 18% (R$ 3.705 bilhões).
Então dá pra ver que mesmo com a gradual normalização da economia e atividades, a retomada a patamares razoáveis de demanda no setor ainda enfrenta alguns obstáculos, como:
Aumento dos valores das passagens aéreas
O preço de passagens aéreas, que tem um forte peso nas decisões de viagens corporativas, devido ao aumento considerável, influenciado por fatores como o aumento do preço dos combustíveis, a variação da taxa de câmbio, o aumento da demanda e a inflação acumulada.
Conjuntura econômica
A crise econômica decorrente da pandemia, a inflação em todos os setores e juros altos também esfriou os negócios como um todo, diminuindo os investimentos em eventos e viagens.
Otimização de recursos e trabalho remoto
Muitas empresas foram obrigadas a se adaptar à digitalização das operações e aderir ao trabalho remoto, reduzindo temporariamente ou permanentemente as viagens a trabalho, principalmente de curta distância.
Perspectivas para o futuro
Apesar dos desafios atuais, o cenário ainda é positivo e bastante promissor para o setor: de acordo com um relatório recente da Valuate Reports, o mercado global de viagens corporativas deve chegar a US$ 2 trilhões até 2028, crescendo a uma taxa anual composta (CAGR) de 13,2% de 2021 a 2028. Em 2020, o mercado foi avaliado em US$ 695,9 bilhões.
Os fatores para impulsionar esse crescimento também foram elencados no estudo, sendo os principais:
- Bleisure (viagens a negócios + lazer)
- Desenvolvimento de hotéis inteligentes
- Realidade virtual para reservas de hotéis e personalização
- Uso de tecnologia robótica
Atualmente, os países emergentes constituem o mercado que mais cresce em viagens corporativas, com aumento expressivo nos gastos com viagens a trabalho nos últimos 5 anos. Ainda segundo a empresa, os hotéis já são mais atrativos a empresários e consumidores, com uma variedade de serviços relevantes como wi-fi gratuito e de alta conectividade, equipamentos eletrônicos para teleconferências e videoconferências, salas de reuniões para realização de atividades comerciais e outras facilidades.
Com o arrefecimento da pandemia, a retomada das atividades econômicas e bons investimentos na experiência do colaborador que volta a viajar a trabalho, não tenha dúvidas de que iremos ver um mercado forte e positivo novamente para o crescimento empresarial.
E sua empresa, está retomando as viagens a negócios? Confira nosso blog para ler mais conteúdos sobre o tema e se preparar para tornar essa experiência mais valiosa, confortável e segura para a sua empresa e equipe!