Faça sua reserva: (62) 3983-1010 ou reservas@hotelrealexecutive.com.br

Av. Dona Maria Cardoso, Qd.98, Lt.01, Vila São Tomaz - CEP: 74.925-520. Aparecida de Goiânia/GO

Blog

Por que engajar colaboradores na redução custos

13 de agosto de 2019 Por que engajar colaboradores na redução custos
Por: Trama Digital

Todas as empresas querem reduzir custos e, na maioria das vezes, o mais comum é focar no que pode ser cortado para garantir essa diminuição das despesas e não em cultivar práticas organizacionais que levem a uma economia. Engajar colaboradores na redução de custos faz a diferença.

Quando a empresa inicia um processo de corte de despesas, automaticamente ela está enviando uma mensagem para seus colaboradores de que as coisas vão tão mal que eles podem perder seus empregos no processo.

Cria-se um mal estar dentro da organização, com colaboradores sempre desconfiados, menos motivados e perdendo o foco em seu trabalho. Tudo isso não ajuda nos resultados da empresa e pode, de fato, levar à necessidade de reduzir equipes de funcionários.

Engajar colaboradores eleva a tranquilidade no ambiente de trabalho

Para evitar estes problemas, o primeiro passo que o gestor deve tomar é tornar os colaboradores parceiros, ao invés de elementos imponentes no processo de redução de custos. 

Explique para as equipes de trabalho os motivos da busca por redução de custos e como eles podem ajudar neste processo para manter a empresa saudável financeiramente e ter maior tranquilidade com relação à situação dos funcionários. Não é preciso compartilhar tudo, mas é importante que as equipes de trabalho não fiquem com a sensação de que há um desespero e o emprego deles está em risco.

Também ofereça aos colaboradores a oportunidade de ajudar na redução de custos com mudanças na organização de trabalho e nos processos realizados. Eles podem ajudar na redução de desperdícios durante o trabalho, que acabam gerando custos grandes ao final do mês, como o uso de materiais além do necessário, horas extras não justificadas, minutos ociosos e até no uso de copos descartáveis para tomar água.

Entre os gestores também é importante haver uma consciência, principalmente no que diz respeito aos compromissos e viagens que são custeadas pela organização e até mesmo na comunicação entre eles, que normalmente pode ser barateada se houver uma atenção maior com o uso.

Falando em viagens corporativas, a melhor forma de reduzir custos é com uma política de viagens bem definida, deixando claro quais custos são de responsabilidade da organização e quais são de responsabilidade dos colaboradores, diárias, transporte, entre outros aspectos. Entenda mais sobre política de viagens.

Além das conscientização e engajamento de todos os colaboradores, é importante que os gestores estejam comprometidos e busquem sempre as melhores opções para realização administração da empresa e seus diversos departamentos. 


Gostou destas dicas para engajar funcionários e reduzir custos? Acompanhe o blog do Hotel Real Executive e veja outras informações importantes que ajudam você a fazer a melhor gestão de sua empresa e também a organizar viagens corporativas com cuidado e economia! Conheça também toda a estrutura do Hotel Real clicando aqui!

Como chegar

(62) 3983-1010

reservas@hotelrealexecutive.com.br