Faça sua reserva: (62) 3983-1010 ou reservas@hotelrealexecutive.com.br

Av. Dona Maria Cardoso, Qd.98, Lt.01, Vila São Tomaz - CEP: 74.925-520. Aparecida de Goiânia/GO

Blog

Obrigações das empresas com o colaborador em viagem corporativa

9 de julho de 2019 Obrigações das empresas com o colaborador em viagem corporativa
Por: Trama Digital

 

O colaborador em viagem corporativa tem muitas responsabilidades, mas também conta com direitos importantes para garantir o bom trabalho e principalmente a segurança e saúde dele durante a viagem. Veja algumas das obrigações das empresas com os colaboradores em viagem.

Custos

As organizações são responsáveis por custear tanto o traslado, quanto o transporte e a hospedagem do colaborador, além de suas refeições durante a estadia no destino. Cabe ao colaborador, entretanto, sempre justificar seus gastos para garantir que eles estão sujeitos a reembolso.

Muitas empresas pagam o traslado e hotel, mas oferecem diárias ao colaborador, dando mais liberdade para o gasto e reduzindo os casos em que são necessárias justificativas por parte do colaborador.

Horas trabalhadas

O colaborador em viagem também tem direito a receber por horas extras trabalhadas, porém ainda não há uma clareza com relação a como isso é realizado. Alguns defendem que todo o período da viagem deve contar como período trabalhado, mesmo momentos de descanso e de deslocamento entre compromissos.

Porém há uma jurisprudência que determina que o colaborador em viagem que não trabalha mais do que as horas convencionais, não precisa receber horas extras, ao contrário daquele que, durante a viagem, fica de plantão para atender a matriz, o que já configura hora extra trabalhada.

Acidentes

Durante todo o período da viagem, se o colaborador sofrer qualquer acidente, ficar doente ou tiver algum problema que seja, ele deverá ter todo o apoio e o respaldo da empresa. Ele está trabalhando, então está inclusive coberto pelas normas referentes a acidentes de trabalho.

É importante que a empresa tenha cobertura para estes colaboradores em viagem, com seguros de viagem e de saúde. Também é importante informar o colaborador sobre clínicas, hospitais e profissionais que ele pode procurar no destino caso tenha problemas.

Para garantir que os direitos (e deveres) dos colaboradores sejam apreciados pela organização, é importante confeccionar uma política de viagens completa. Nela estarão todas as responsabilidades, direitos e obrigações dos colaboradores e da própria empresa, facilitando o trato com possíveis problemas futuros e dando respaldo para ambas as partes.

Veja nosso artigo/ebook sobre política de viagens e tenha mais tranquilidade seja durante uma viagem corporativa ou na organização de viagens para o futuro. Aproveite e acompanhe o blog do Hotel Real para se informar sobre este e outros assuntos e ainda conhecer mais sobre sua melhor opção em hotel executivo na grande Goiânia: o Hotel Real Executive!

Como chegar

(62) 3983-1010

reservas@hotelrealexecutive.com.br